sábado, 9 de julho de 2011

Ilhas Flutuantes ou Farófias

Costumo ter claras congeladas na arca congeladora. Esta é uma bela sugestão para as gastar.
Têm a particularidade de serem feitas no micro-ondas. Confesso que a primeira vez que as fiz, estive o tempo todo a espreitar para dentro do micro-ondas com medo que as claras estourassem lá dentro!
As mais cépticas como eu podem fazê-las sem medos. Desde aí nunca mais fiz as farófias do modo tradicional!
A receita é deste blog que visito regularmente.




Ingredientes:
10 claras
11+3 c. de sopa de açucar
500ml de leite
2 1/2 c. de sopa de farinha custard
50 gr de manteiga ou margarina
casca de limão
canela em pó

Preparação:
Dissolver a farinha de custard no leite e juntar a manteiga, as 3 colheres de sopa de açucar e a casca de limão. Levar ao lume até engrossar. Deitar numa taça de servir e deixar arrefecer. Bater as claras em castelo com as 10 colheres de sopa de açucar até obter um merengue forte. Deitar colheradas do merengue numa taça e levar cerca de 30 seg. ao micro-ondas na potência máxima. Deitar em cima do creme e polvilhar com canela.

Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Lembro-me de, quando era pequena, ver a minha Mãe fazer as farófias, cozendo pacientemente as claras no leite. Era uma grande trabalheira por isso nunca tive grande vontade de as fazer. Já vi algumas receitas feitas no microondas e com um aspecto maravilhoso, esta que mostras é mais uma delas!
    Tenho mesmo que pôr mãos à obra!

    ResponderEliminar
  2. Eu também fazia assim, mas desde que experimentei esta versão tenho feito as farófias com mais frequência;)

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: