segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tarte De Nata

Uma tarte muito cremosa.
A sugestão é do livro A Minha Cozinha da Clara de Sousa.
Experimentem que não se arrependem.






Ingredientes:
1 placa de massa folhada refrigerada
250 gr de açucar
80 gr de maizena
6 gemas
500 ml de leite
2 dl de água
1 pau de canela
casca de 1 limão
Canela e açucar em pó para polvilhar


Preparação:
Forrar uma tarteira com fundo amovível com a massa folhada e picar com um garfo. Num tacho colocar os ingredientes pela ordem indicada mexendo entre cada adição. Levar ao lume mexendo sempre para não ganhar grumos. Este creme engrossa rapidamente. Assim que ficar com a textura do creme pasteleiro está pronto. Retirar do lume e colocar na tarteira. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 30 min ou até ficar tostadinha a gosto. Polvilhar com canela e açucar em pó.




Bom Apetite!

17 comentários:

  1. Sim, muuuuuuuuuuuuuito boa! Nem sei se não fui eu que comi essa fatia! lol

    ResponderEliminar
  2. O livro da Clara de Sousa tem receitas óptimas. Esta está na minha lista de receitas a fazer.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de tarte, ficou tão apetitosa!

    ResponderEliminar
  4. Ficou com uma cor mesmo apetitosa.
    Devia ter ficado uma delicía.

    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Já fiz e ficou uma delícia!
    Obrigada pela partilha ;)
    Um beijinho.
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Fiz esta receita, mas não me correu muito bem.
    Talvez o creme tivesse estado pouco tempo ao lume.
    Ao deitar o creme na tarteira, sobrou-me.
    Quando a tarte estava no forno transbordou, e tive que retirar mais creme, coloquei-o junto com o outro, no frigorífico no dia seguinte ainda estava liquido.

    A tarte também demorou muito a cozer, + de 1 hora, e como tinha retirado creme ficou muito baixinha, por isso é que me lembrei que talvez o creme ainda estivesse cru quando o retirei do lume.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena.
      O creme tem de ficar com uma consistência de creme pasteleiro, como refiro na receita. Quanto ao creme ter sobrado, talvez seja do tamanho da tarteira. A minha é grande, tem 28cm de diâmetro. Espero que para a próxima corra melhor.

      Eliminar
  8. Acho que o erro foi mesmo esse.

    O creme devia ter estado mais tempo ao lume, para engrossar mais.
    Nunca fiz creme pasteleiro, fica um creme consistente?
    E o creme não ficou tostado/"queimado", apesar de ter estado + de 1 hora no forno. Que é uma característica desta tarte.
    A minha forma é de 26 cm.
    Talvez tente outra vez, mas com receio que corra outra vez mal!!!

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica um creme bem consistente. Espero que para a próxima corra melhor.

      Eliminar
  9. Vou fazer esta tarte, ja fiz esta Receita de Tarte de Nata e ficou maravilhosa

    ResponderEliminar
  10. Olá Fátima!
    Experimentei esta tarte e ficou linda e deliciosa. Obrigado pela fantástica receita.
    Por curiosidade pode ver o resultado no meu blog ou página do Facebook. Deixo agora os links
    http://cozinharomatica.blogspot.pt/2014/10/tarte-de-nata.html

    ResponderEliminar
  11. Já fiz algumas vezes, sai sempre bem e desaparece num instante ;)

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: